Notícias

AMI vai ficar responsável por quatro campos de refugiados

 

 

Lisboa - A Organização Internacional das Migrações (OIM) delegou esta quarta-feira à AMI a responsabilidade de coordenar as actividades humanitárias de quatro campos de refugiados no Haiti.

A AMI passa a ter a seu cargo 3 111 famílias, num total de 17 179 pessoas, para além de continuar a dar assistência ao campo de Parc Colofé. A equipa médica da AMI composta por dois médicos e dois enfermeiros, e que está presente no terreno desde 18 de Janeiro, vai ver alargado o seu âmbito de acção.

A AMI passa assim a coordenar as acções humanitárias não só do campo Parc Colofé, montado pela Protecção Civil Portuguesa, mas também de mais três campos: Henfrasa, Palais d´Art e Simmonds, onde actuam várias ONG. Segundo Telma Costa, do Departamento Internacional da AMI, «a ideia central é coordenar estes serviços e entidades para melhorar a qualidade de vida das respectivas populações desalojadas.»

A responsável adianta ainda que «a AMI tem, a partir de agora e até ao mês de Julho, a responsabilidade de coordenar nestes quatro campos todas as actividades que dizem respeito ao saneamento, água e alimentação, assumindo directamente a prestação dos serviços médicos.»